Sergipe participa de 1ª Oficina Regional de Negociação Coletiva com Igualdade de Gêneros em Recife (PE).


Evento foi promovido pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres da Força Sindical e contou com o apoio da Força Sindical de PE


A Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres da Força Sindical promoveu nesta quarta (12) das 8h às 19h, no Dorisol Grand Hotel, localizado no bairro de Piedade, Jaboatão dos Guararapes, a Oficina Regional de Negociação Coletiva com Igualdade de Gêneros. O evento foi direcionado às dirigentes sindicais do Nordeste e contou com o apoio da Força Sindical de Pernambuco. Recife foi a primeira cidade do Brasil a sediar a oficina.

Jacqueline Natal, supervisora técnica do DIEESE de Pernambuco, apresentou dados relacionados à participação da mulher na economia do país e trouxe assuntos pertinentes à negociação coletiva. "É uma oficina desafiadora porque trata de dois temas complexos e de extrema importância na ação sindical e nas organizações. Uma ousadia da secretaria nacional de articular as mulheres regionalmente para discutir temas que são secundarizados na negociação coletiva, mas que é fundamental na emancipação das mulheres do meio sindical", explicou Jacqueline. A técnica informou que a oficina teve o objetivo de motivar as representantes sindicais para pautarem nos seus sindicatos e nas suas comunidades.

Representantes de todos os estados do Nordeste participaram do evento. Durante todo o dia as participantes esclareceram dúvidas e ampliaram os conhecimentos sobre as negociações relacionadas ao trabalho. "Um evento como este é extremamente importante estar acontecendo aqui no Nordeste, pois a nossa realidade é diferente da região sudeste. É uma troca de experiências muito rica", ressaltou Cristina Gentil, presidente do Sindiserp. Além da apresentação do DEESE, a programação contou com dinâmicas relacionadas às negociações coletivas e a igualdade de gênero.

De acordo com a Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres da Força Sindical, Maria Auxiliadora dos Santos o evento visa a mudança constante da participação das mulheres no ambiente sindical. "Estou muito feliz com a participação de 40 companheiras, dirigentes sindicais da região Nordeste nesta oficina. Objetivamos que elas sejam multiplicadoras nas causas de gênero, nas mesas de negociação. Se não tiver isso, não avançamos. Somos a maioria da população brasileira, mas infelizmente somos minoria no congresso, nas centrais sindicais, nos sindicatos, nas federações e confederações. Estamos avançando e os sindicatos precisam reconhecer isto”, relatou Maria Auxiliadora.

Isália Damascena, Secretária de Políticas para as Mulheres da Força Sindical de Pernambuco, participou e acompanhou todas as etapas da oficina. "Excelente. Muito importante porque abordou as dificuldades nas negociações coletivas. Foi uma oportunidade de estarmos mais inteiradas e de termos mais força para debatermos o direito de gênero. Muitas vezes eles passam despercebidos dentro das negociações coletivas. Pernambuco foi beneficiado em ser o primeiro estado do Brasil a receber a oficina", ressaltou Isália. Ainda segundo ela, existe um projeto da Força Sindical de PE em promover um curso de formação para as dirigentes sindicais do Estado.

FONTE: ABBC - Agência Brasileira de Comunicação Ltda
Share on Google Plus

About Assessoria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment